A Santa Casa de Rio Grande voltou a receber pacientes com covid-19 nesta segunda-feira (3) após reparos na estrutura realizados durante o final de semana. Uma determinação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) havia definido que o hospital não poderia realizar novas internações de pacientes clínicos na ala de enfermaria destinada ao coronavírus. A determinação aconteceu após uma auditoria realizada na sexta-feira (31) a pedido do Ministério Público (MP), na qual foram constatadas irregularidades.
O relatório realizado por um auditor da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde apontou falta de equipamentos de proteção individual aos funcionários e de lençóis, cobertores ou camisolas para a maioria dos pacientes. Além disso, foi relatado problema em equipes de trabalho com números reduzidos de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Durante o final de semana, os pacientes que se deslocavam até o hospital referência de Rio Grande eram informados de que não poderiam ser atendidos e teriam de se dirigir até o Hospital Universitário da Furg ou ao Pronto Socorro de Rio Grande.
— A Secretaria Estadual da Saúde já liberou o funcionamento da ala covid após o atendimento de questões técnicas e operacionais levantadas, e já resolvidas pela instituição durante o final de semana — informou o secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos.
Por meio da assessoria de imprensa, a Santa Casa informou que ainda irá divulgar uma nota sobre a situação.
Rio Grande é a cidade com mais casos e mortes no sul do Estado. O município contabiliza 1.489 casos confirmados e 69 mortes. A prefeitura criou um comitê para apurar o elevado número de óbitos registrados na cidade.