Com 262 leitos em unidades de terapia intensiva (UTI) ocupados por pacientes com covid-19, Porto Alegre ultrapassou a marca intermediária do plano de contingência da doença. Um encontro entre gestores da administração pública e de hospitais da Capital para discutir estratégias para evitar o colapso do sistema de saúde está previsto para ocorrer às 13h desta sexta-feira (17).
Conforme o painel de monitoramento das vagas hospitalares, até as 9h20min desta sexta, os leitos destinados a pacientes adultos com confirmação de coronavírus somavam 261. Também houve registro de um leito pediátrico para paciente com covid-19. Os números, no entanto, podem aumentar ou cair a partir da atualização dos hospitais no sistema. Até as 9h20min, apenas seis instituições haviam atualizado os dados.
Com este número, a Capital passa da marca intermediária do plano de contingência elaborado pela prefeitura, dividido em três níveis: uma fase inicial em que 174 leitos públicos e privados seriam destinados a pacientes com o novo vírus, uma etapa intermediária, em que até 255 vagas receberiam esses doentes, e um nível avançado, no qual a pandemia poderia exigir 383 leitos apenas para tratar a covid-19. Na quinta-feira (16), até as 15h, o número de pessoas hospitalizadas em estado grave com covid-19 era de 251.