O prefeito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, foi internado na noite desta quarta-feira (22) no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre. Ele está afastado temporariamente do cargo após apresentar sintomas gripais na última sexta-feira e receber diagnóstico positivo para a covid-19 no dia em que foi internado.
Segundo a assessoria de imprensa do município, o prefeito, que tem 79 anos, estava com baixa oxigenação e faz parte de grupo de risco. Por isso, os médicos optaram por mantê-lo em observação no hospital da Capital. Na última atualização da prefeitura, às 16h30min desta quinta, o quadro de Appolo é "estável, necessitando oxigênio e corticoide".
Prefeito em exercício, o vice Valter Slayfer assinou nesta quarta-feira um decreto que suspendeu as atividades presenciais da prefeitura para higienização no prédio.
O presidente da Câmara de Vereadores de Alvorada, Juliano Marinho, também apresentou teste positivo para a doença. Em uma rede social, o vereador postou uma foto do resultado do exame. "Eu sabia do risco que corria, pois sou asmático, mas não poderia me acovardar", diz no texto. Marinho afirma estar em isolamento domiciliar.
Prefeito de São Leopoldo em isolamento
A prefeitura de São Leopoldo comunicou, na tarde de quarta-feira (22), que o prefeito Ary Vanazzi fez um teste rápido que apontou o vírus ativo no organismo. Ele está bem, apenas com sintomas leves como coriza, dor de cabeça e tosse.
Vanazzi está cumprindo isolamento domiciliar conforme os protocolos de saúde. Familiares e pessoas que tiveram contato com o prefeito serão monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde.