O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, realizou a sétima transfusão de plasma convalescente na noite desta quarta-feira (24). O paciente que recebeu o material é um homem de 63 anos, natural de Torres, que reside em Caxias.
Conforme o Virvi Ramos, o paciente tem histórico de hipertensão e diabetes, além de ser ex-tabagista. Ele foi internado no dia 19 de junho, no hospital de campanha da instituição. No dia seguinte, acabou transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e está intubado desde o dia 22 de junho.
O paciente recebeu duas bolsas de plasma, uma de 200 mililitros e outra de 204 mililitros. O procedimento durou cerca de 30 minutos, sem intercorrências. Agora, a equipe do Virvi Ramos monitora o paciente e aguarda as respostas do tratamento.
O plasma convalescente foi coletado pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) no dia 16 de junho. O doador é um homem de 28 anos, morador de Garibladi, que está há 44 dias recuperado da covid-19.
Outros pacientes
O primeiro homem que recebeu a transfusão de plasma convalescente, Tarcísio Giongo, 63, deixou a UTI e foi transferido para o quarto há 10 dias. De acordo com o Virvi Ramos, ele já apresenta algumas melhoras significativas, tanto na parte motora quanto respiratória. Inclusive, já está se comunicando melhor. No entanto, ainda se alimenta por sonda. Giongo está sendo acompanhado diariamente por médico, fisioterapeuta e fonoaudióloga.
Outro paciente que recebeu transfusão de plasma foi o caxiense Carlos da Silva Borges, 40 anos, que deixou a UTI na última segunda-feira (22). Ele está se recuperando no quarto e ainda faz uso de oxigênio. Porém, pode receber alta nos próximos dias.
Já a mulher de 33 anos que recebeu a transfusão em 11 junho ainda aguarda o resultado do novo teste realizado após o procedimento, para confirmar a recuperação. Ela ainda respira com auxílio da ventilação mecânica.
O sexto paciente, 59 anos, que recebeu o plasma em 17 de junho, ainda não apresenta melhora significativa e segue intubado.
Outros dois pacientes que receberam transfusão, um homem de 64 anos e uma idosa de 83 anos, ambos moradores de Caxias do Sul, que já chegaram em estado grave ao hospital, faleceram no dia 20 de junho.
Coletas no Hemocs
Na tentativa de auxiliar na cura de pacientes graves com e também ajudá-los a criar anticorpos, o Hemocs iniciou, em 22 de maio, a coleta de plasma convalescente. O Hemocentro já recebeu 58 candidatos a doar o material, sendo 11 mulheres e 47 homens. Desse montante, 20 foram excluídos — sendo 11 mulheres e 9 homens — por não serem considerados aptos para o procedimento.
Até esta quinta-feira (25), foram realizadas 12 doações por seis doadores distintos, entre 28 e 49 anos. Sendo que três doadores realizaram mais de uma doação. A seleção é feita pelo Hemocs e passa por avaliação rigorosa.
As pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectados pelo coronavírus, tiveram covid-19 confirmada por meio do teste PCR, estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não apresentam outras doenças infecciosas.
As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do WhatsApp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.