A Secretaria de Saúde de Porto Alegre informou neste sábado (6) que marcou para a próxima segunda-feira uma reunião com instituições de saúde sobre nove surtos de covid-19. O encontro acontece depois que o próprio órgão divulgou na sexta-feira que acompanha os casos desde o início da pandemia.
O objetivo da prefeitura é reforçar ainda mais as medidas já adotadas, além de seguir definindo estratégias de monitoramento e controle dos focos de coronavírus. De acordo com as informações divulgadas, a secretaria destacou que, do total de nove focos, um já é considerado encerrado. Isso ocorre quando já se passaram 14 dias sem que um novo caso fosse fosse confirmado.
Desde o início da pandemia, foram verificadas todas as suspeitas — quando mais de dois casos ocorrem simultaneamente no local. Nos nove pontos acompanhados, que são hospitais, clínicas e serviços de saúde, como laboratórios e um órgão público, 264 pessoas foram envolvidas, das quais 197 profissionais de saúde e 58 usuários dos serviços já foram testados.
Entre os profissionais, 55 atestaram positivo para o vírus e oito em testes rápidos. Entre os usuários, foram 11 positivos e três em testes rápidos. Dos profissionais de saúde, 82 estão afastados das atividades.