Cinco das 20 regiões definidas pelo governo do RS para o modelo de distanciamento controlado para combater o coronavírus estão, nesta quarta-feira (24), com mais de 80% da capacidade das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupadas. As áreas são as de Canoas, Novo Hamburgo e Capão da Canoa, classificadas na bandeira vermelha, e Pelotas e Ijuí, na bandeira laranja.
A taxa não se refere apenas aos leitos ocupados por suspeitas ou confirmações da covid-19. No entanto, Novo Hamburgo e Capão da Canoa já registram uma predominância de internações relacionadas ao coronavírus.
A região de Novo Hamburgo está com 91,2% de ocupação, sendo 53,4% com pacientes confirmados ou com suspeita de covid-19. São 80 leitos divididos em 10 hospitais.
Na área de Capão da Canoa, a taxa de ocupação chega a 80,4%, com 51,3% dos casos relacionados ao coronavírus. A região conta ainda com 138 leitos fora das UTIs exclusivos para casos de coronavírus, sendo que 20 estão ocupados.
Nas regiões de Canoas, a predominância é por pacientes não relacionados ao coronavírus. Dos 142 leitos de UTIs oferecidos, 115 estão ocupados.
A situação é semelhante ao que acontece em Pelotas, que registra 94 dos 114 leitos ocupados (taxa de 82,5%), e Ijuí, com 24 pacientes internados em 26 leitos disponíveis (taxa de 92,3%). No entanto, nesta última região, não há nenhum registro de internações pela covid-19.
Os números registrados por 295 hospitais gaúchos são atualizados em tempo real na plataforma desenvolvida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Além dos percentuais, o painel identifica o nível de ocupação por meio de cores: verde (até 60%), amarelo (até 80%), vermelho (até 100%), roxo (mais de 100%) e cinza (não informado).