O Ministério da Saúde divulgou, em coletiva realizada nesta terça-feira (19), serviço de teleconsultas psicológicas e psiquiátricas para profissionais de saúde devido à pandemia de coronavírus. O serviço de teleatendimento ocorre em parceria com Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), segundo a pasta. O projeto visa auxiliar trabalhadores com sintomas de estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade. Podem acessar o canal profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) das 14 categorias de saúde. O serviço para primeiro contato funcionará das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.
As teleconsultas serão realizadas por profissionais de psicologia e, caso seja necessário, de psiquiatria. Segundo a diretora substituta do Departamento de Ações de Programas Estratégicas, Maria Dilma Teodoro, em um primeiro momento, a equipe que atender o profissional que busca ajuda vai avaliar o caso e definir a abordagem de tratamento mais adequada para aquele profissional.
— Nessa avaliação, também será feita uma análise para ver se ele tem sintomas muito graves, se tem um risco maior, por exemplo, de uma tentativa de suicídio. Ele será encaminhado também para uma avaliação psiquiátrica — explicou.
Os profissionais de saúde poderão acessar materiais e vídeos produzidos pela equipe do projeto. Os terapeutas contarão com manuais com o modelo de atendimento terapêutico desenhado na iniciativa, vídeoaulas e sessões simuladas. O Ministério da Saúde informou investimento de R$ 2,3 milhões no projeto, que seguirá até setembro. A expectativa da pasta é de atender pelo menos 10 mil profissionais de saúde.
— Por exemplo, se o profissional tem uma queixa importante de alteração do sono, esses vídeos poderão ser disponibilizados para que ele faça exercícios para um sono melhor, para diminuir o nível de ansiedade. Então, na verdade, o processo conta com o atendimento e com o que gente chama de psicoeducação — completou.
A central de atendimento da iniciativa é formada por 36 profissionais de Psicologia e Psiquiatria. Eles foram selecionados por edital e capacitados para o projeto.
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP também são parceiros da iniciativa.
Esse serviço de teleconsulta específico para profissionais da saúde faz parte do TeleSUS, que oferece teleatendimento clínico para a população. Até o momento, 28,1 milhões de pessoas já buscaram os serviços do TeleSUS. Desse montante, 3,4 milhões de pessoas permanecem em acompanhamento, segundo o Ministério da Saúde.
Teleconsulta para profissionais de saúde
A Central de atendimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo telefone 0800 644 6543.