O Vaticano anunciou, neste domingo (15), que as celebrações litúrgicas da Semana Santa serão realizadas sem a presença física de fiéis na Praça São Pedro. A decisão tem objetivo de tentar conter a disseminação do coronavírus.
"A Prefeitura da Casa Pontifícia cumpre o dever de comunicar que, devido ao atual estado de emergência sanitária internacional, todas as celebrações litúrgicas da Semana Santa realizar-se-ão sem a presença física de fiéis", diz parte da nota disponível no site do Vaticano.
As missas afetadas são as do Domingo de Ramos, no dia 5 de abril, Quinta-feira Santa, em 9 de abril, Sexta-feira Santa e o Caminho da Cruz no Coliseu Romano, no dia 10, Sábado Sagrado da Vigília Pascal, no dia 11, e Domingo de Páscoa, no dia 12 de abril.
O Vaticano também informou que, até o próximo dia 12 de abril, as audiências gerais e a oração do Angelus poderão ser acompanhadas apenas por transmissão ao vivo no site de notícias Vatican News.
Na manhã deste domingo (15), o papa Francisco fez a tradicional oração do Angelus em transmissão pela internet, sem a tradicional saudação ao público na Praça de São Pedro, que está fechada para evitar aglomerações que favoreçam a transmissão do coronavírus.
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins:
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto — com duas edições diárias —, acesse aqui.