O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira o lançamento de medidas para ajudar no enfrentamento ao coronavírus, que teve 25 casos confirmados no Brasil, inclusive com transmissão interna, ou seja, contaminação dentro do próprio país. Entre essas medidas estão a ampliação do horário de atendimento dos postos de saúde e o preenchimento de vagas pelo programa Mais Médicos nas capitais e grandes municípios. Serão chamados 5 mil médicos para o combate à doença no Brasil como reforço no atendimento. A inscrição para vagas no programa deve começar na próxima segunda-feira.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, explicou os planos para o Mais Médicos detalhando que, em princípio, a ideia do Ministério da Saúde era convocar profissionais apenas para as cidades menores. Contudo, com o avanço da doença no país, as capitais também serão incluídas no edital, já que os locais de maior concentração demográfica devem registrar mais casos. Assim, serão beneficiados tantos os municípios menores como os maiores.
Os primeiros reforços serão na atenção primária, porta de entrada para receber os pacientes no SUS, para evitar que as pessoas procurem os hospitais em um cenário de grande circulação do coronavírus. O programa Saúde na Hora será ampliado nos municípios, aumentando as unidades de saúde que ficam abertas até às 22h ou aos finais de semana para atender a população.
A secretária de Atenção Primária à Saúde substituta, Caroline Santos, explicou que as unidades básicas de saúde passam a ficar abertas até 15 horas diárias, e 1.528 unidades já aderiram ao programa. Agora, unidades com duas equipes de atenção primária também podem participar do programa.
Estão entre as ações, ainda, a organização da rotina de pacientes com doenças crônicas, a disponibilização da telemedicina no auxílio ao atendimento de doentes graves pelo coronavírus e a ampliação de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins: