A Delegada Laura Lopes, titular da 4ª Delegacia da Polícia Civil de Porto Alegre, abre nesta segunda-feira (2) inquérito para apurar atos da Catedral Global do Espírito Santo, igreja que anunciou no domingo (1º) uma bênção com unção para imunizar fiéis contra o coronavírus e epidemias — até esta segunda, há 252 casos suspeitos no Brasil e dois confirmados da doença em São Paulo. No Rio Grande do Sul, 27 casos são investigados.
A delegada pretende chamar para prestar depoimento frequentadores e pessoas ligadas à igreja, incluindo os apóstolos Silvio Ribeiro e Maria Ribeiro, responsáveis pelo templo localizado na Avenida das Indústrias, na zona norte da Capital. Laura quer esclarecer se há supostas práticas de charlatanismo durante os cultos.
— Nada impede que pessoas acreditem que possam melhorar de alguma doença. A fé é lícita. Precisamos avaliar até que ponto há crime — afirmou a delegada.
Conforme Laura, ações de charlatanismo podem ser punidas com detenção de três meses a um ano, além de multa, o que costuma ser apurado por meio de um termo circunstanciado, por ser fato de menor potencial ofensivo. Entretanto, ela preferiu instaurar um inquérito.
— O inquérito serve para um trabalho mais complexo, com apuração mais aprofundada, pois no decorrer das investigações, pode-se descobrir crime mais grave — explicou.
Por determinação da Chefia da Polícia Civil, dois agentes da 4ª DP foram até o templo da Catedral Global do Espírito Santo para assistir ao culto que prometia a bênção contra o coronavírus. Entretanto, os agentes, que estavam em trajes civis, foram reconhecidos por seguranças da igreja e acabaram não acompanhando a celebração.
— Os seguranças conversaram com os policiais, falaram com um pastor que apresentou a igreja a eles. Depois, não tinha mais o que fazer, pois já sabiam da presença deles — justificou a delegada.
Os seguranças também deverão ser chamados para prestar depoimentos à Polícia Civil. Há suspeitas de que seriam policiais militares. GaúchaZH procurou o comando-geral da BM, que informou estar averiguando o caso. Também procurou um representante da Catedral Global do Espírito Santo, que disse que a igreja se pronunciará oficialmente durante a tarde desta segunda-feira.
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins: