A prefeitura de Glorinha adotou uma medida criativa para evitar que os idosos saiam de casa e se dirijam até unidades de saúde ou farmácias para tomar a vacina da gripe, sob risco de aglomeração e contaminação pelo coronavírus. A administração municipal pediu que moradores das residências onde haja pessoas com mais de 60 anos coloquem toalha, pano ou lençol branco na porta de entrada para que as equipes de Saúde da Família possam ir ao local e aplicar a imunização. A expectativa é de que os 1,2 mil idosos do município recebam as doses nos próximos dias.
— Queremos evitar que os idosos deixem o isolamento e se juntem nas unidades de saúde para procurar a vacina, aumentando o risco de contágio — afirma o secretário da Saúde de Glorinha, Márcio Centeno.
A campanha para mobilizar a população começou semanas atrás, com carros de som percorrendo as zonas urbana e rural e movimentação por redes sociais. Centeno explica que, embora o cadastro da Saúde da Família disponha de endereço da população mais velha, a sinalização pelos próprios moradores dá ganho de eficiência ao trabalho.
— A vantagem é que facilita na logística, pois não é preciso pesquisar o endereço de cada domicílio — afirma o secretário — O veículo da prefeitura vai passando e parando conforme avisa o pano branco.
A ação começou na manhã desta segunda-feira e irá durar o tempo que for necessário até que todas as residências sinalizadas sejam visitadas. A prefeitura não define prazos, já que a área territorial de Glorinha, incluindo a zona rural, é grande. Apenas de estrada de chão batido, são 300 quilômetros. Inicialmente, estão envolvidas na mobilização três ambulâncias, cada uma com motorista, enfermeira e técnico. Nas paradas, as equipes aproveitam para reforçar as orientações sobre isolamento e combate ao coronavírus.
Uma das primeiras residências a receber os agentes foi a dos agricultores Valdir Manoel Geiger, 72 anos, e Elisabete Waschburger, 65. A propriedade rural fica a 13 quilômetros do centro da cidade. A ideia do casal era ir até a zona urbana para tomar a vacina nesta semana, mas quando soube da ação da prefeitura, prontamente foi providenciado um pano de cozinha branco, pendurado em uma taquara suspensa na porteira. Por volta das 9h, a ambulância buzinou.
— Pra nós dá mais segurança de ficar longe de ambientes fechados que possam estar com o vírus, e ainda nos reforça a saúde pra enfrentar a gripe — diz Elisabete.
A prefeitura recebeu 400 doses do governo do Estado e aguarda as outras 800 na quarta-feira. A vacina também será aplicada a quem se dirigir à Unidade Básica de Saúde, onde foram montadas tendas externas para evitar aglomeração em ambiente fechado. Conforme a Secretaria da Saúde do município, Glorinha tem três casos descartados de suspeita de coronavírus e outros três suspeitos aguardando resultado.
Colaborou Amanda Caselli