Quase 3 mil pessoas já morreram vítimas de coronavírus no mundo, até este domingo (1º), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, são 87,5 mil casos em 64 países — incluindo quase 80 mil casos e 2.870 mortes na China, onde a atividade econômica está em grande parte paralisada desde o final de janeiro em razão das medidas para evitar o contágio.
No Brasil, são dois casos confirmados e 252 suspeitos. No Rio Grande do Sul, são 27 casos suspeitos de Covid-19.
Um mapa que reúne informações sobre os casos confirmados da doença, desenvolvido pelo Center for Systems Science and Engineering (CSSE) da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, pode ser conferido em tempo real.
O novo aumento no número de infecções na China — a comissão nacional de saúde chinesa anunciou 573 novos casos apenas neste domingo, o maior volume desde a semana passada — e as primeiras mortes confirmadas nos Estados Unidos e na Austrália mostram que o coronavírus continua se espalhando pelo mundo.
Neste domingo, a Agência de Proteção Civil da Itália confirmou cinco novas mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 34 o número total de fatalidades pela doença no país. O governo italiano assinou um decreto ordenando o fechamento de lojas, museus e escolas nos 11 municípios mais afetados pelo coronavírus. As regiões de Lombardia e Vêneto, que concentram grande parte dos casos, serão impactadas pela medida.
O papa Francisco desmarcou o encontro que teria com cerca de 2 mil jovens para tratar de uma economia mais solidária. Segundo o Vaticano, o encontro estava previsto para ocorrer em Assis, na Itália, entre os dias 26 e 28 de março, mas foi adiado para 21 de novembro devido à crise causada pelo coronavírus no país.
Na manhã deste domingo, o Pontífice fez a primeira aparição pública em quatro dias, desde que foi anunciada pelo Vaticano que o ele sofria de uma indisposição que o forçou a cancelar toda a agenda oficial. O líder católico surgiu na varanda do Palácio Apostólico e acenou ao público presente na Praça de São Pedro, muitos deles usando máscaras faciais.
O ministro da Saúde do Iraque informou neste domingo que seis novos casos de coronavírus foram registrados no país, elevando o total de pessoas infectadas para 19.
No Reino Unido, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, durante visita a um hospital de Londres, declarou que o coronavírus deve se espalhar "mais um pouco" na Inglaterra.
Na França, o Museu do Louvre, o mais visitado do mundo, permaneceu fechado na manhã de domingo, em função dos casos de coronavírus. No sábado ( 29), o país registrou o 100º caso confirmado da doença e duas pessoas morreram.
Na Suíça, o ministro da Saúde, Alain Bersete, orientou aos suíços que parem de se cumprimentar com beijos no rosto para evitar possível contágio por coronavírus.
O domingo foi de igrejas fechadas na Coreia do Sul, enquanto o total de casos confirmados do coronavírus chegou a 3.736, das quais 586 foram identificadas nas últimas 24 horas. Ao todo, 20 mortes foram registradas no país.