O número de casos suspeitos de coronavírus subiu de 207, no sábado (29), para 252 neste domingo (1º), conforme a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, atualizada até as 15h05min.
Os 45 novos casos suspeitos são em São Paulo, que está atualizando em tempo real na plataforma as notificações locais. O Rio Grande do Sul segue com 27 casos suspeitas.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, a partir desta segunda-feira (2), o órgão adotará integralmente os dados repassados pelos gestores locais. Até então, cada notificação era reanalisada pela equipe de Brasília. A ação pretende agilizar a consolidação dos dados brasileiros sobre a doença.
Os dois casos confirmados da doença no Brasil, até domingo, são de pacientes de São Paulo que estiveram na Itália. O primeiro caso foi confirmado na quarta-feira (26) e trata-se de um homem de 61 anos, que está em quarentena domiciliar. O segundo foi confirmado no sábado (29) e é um homem de 32 anos, que também permanece em casa. Ambos passam bem.
Além dos dois pacientes confirmados, nenhum novo foi registrado. Outras 89 suspeitas foram descartadas no país desde o início do monitoramento.
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como utilizar lenço descartável para higiene nasal, lavar as mãos com água e sabão, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo e sempre limpar as mãos antes de tocar olhos, nariz e boca.
O Ministério da Saúde criou um canal para mapear informações falsas sobre o coronavírus e esclarecer o que é falso e o que é verdadeiro. Há desde boatos de cura até teorias da conspiração.