O número de casos confirmados de sarampo em 2020 no Rio Grande do Sul subiu de 11 para 18. Os dados, divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), contabilizam diagnósticos realizados até esta quinta-feira (13). Somados aos números do ano passado, o Estado já teve 114 pessoas infectadas desde janeiro de 2019. Além dos sete novos casos deste ano, a SES ainda atualizou os números do ano passado, com mais duas confirmações. Após cinco anos livre do vírus, o sarampo voltou a ser identificado em território gaúcho em 2018.
Do total de casos em 2020, oito estão localizados em Sapucaia do Sul, cinco em Gravataí, três em São Leopoldo, um em Porto Alegre e um em Cachoeirinha. Ao todo, 15 municípios do Estado tiveram pessoas infectadas desde 2019.
Das sete confirmações que entraram na lista, duas são de irmãos gêmeos, com seis meses de idade, naturais de Gravataí. Além destes, três jovens, de 17, 25 e 27 anos, foram diagnosticados com sarampo em São Leopoldo, após terem contato com um dos infectados de Sapucaia do Sul. Nesta última cidade, mais dois casos foram confirmados, de pessoas com 17 e 19 anos que participaram de um mesmo evento no qual havia pessoas contaminadas com a doença.
Em 2016, o Brasil havia recebido, por parte da Organização Panamericana de Saúde (Opas), a certificação de país livre do sarampo – status que perdeu em 2018, com os primeiros relatos da doença em território nacional.
Para o Ministério da Saúde, o fato de parte da população não estar em dia com o calendário vacinal fez com que o sarampo voltasse a circular. No Rio Grande do Sul, conforme dados da SES, 80% dos casos confirmados ocorreram em indivíduos não vacinados ou com esquema incompleto.
Por conta da falta de vacinação por parte de uma parcela da população, o governo federal lançou, na última segunda-feira (10), a terceira etapa da campanha de imunização contra a doença. Desta vez, o foco são pessoas de cinco a 19 anos. No Rio Grande do Sul, o público-alvo é estimado em 245 mil.
Surto no país
Conforme o boletim epidemiológico, foram confirmados 18.203 casos do sarampo no Brasil em 2019, distribuídos em 23 unidades da federação. Cerca de 88,4% dos pacientes estão concentrados no Estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Em relação aos óbitos, foram confirmadas 15 mortes por sarampo, sendo 14 em São Paulo e uma em Pernambuco. Dados referentes ao ano de 2019 ainda são considerados preliminares, pois permanecem em investigação 10.893 casos. Em 2020, foram confirmados 344 casos distribuídos em oito Estados: Alagoas (1), Pará (4), Pernambuco (7), Rio Grande do Sul (18), Santa Catarina (22), Paraná (64), Rio de Janeiro (92) e São Paulo (136).