O Rio Grande do Sul contabiliza 105 casos confirmados de sarampo desde agosto de 2019. Segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira (7) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), mais 23 pessoas tiveram a infecção confirmada em relação ao relatório anterior, divulgado no final de janeiro.
Somente em Gravataí, município que concentra o maior número de pessoas infectadas, foram confirmados mais nove casos de sarampo. Desses, três são vinculados à participação em um evento (os três pacientes são crianças). Há ainda quatro casos de um mesmo núcleo familiar.
Já em Sapucaia do Sul, há sete novas confirmações da doença relacionadas à participação em um mesmo evento.
Campanha de vacinação
Uma nova campanha nacional de vacinação contra o sarampo se inicia na segunda-feira (10), com foco em crianças a partir dos cinco anos até jovens de 19. A mobilização vai até 13 de março e se destina às pessoas nessa faixa etária que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma aplicação, o que configura esquema vacinal incompleto. O Dia D, que ocorre aos sábados, está agendado para 15 de fevereiro.
A campanha é a sequência das outras duas mobilizações realizadas em 2019, que tiveram como público-alvo crianças acima dos seis meses a menores de cinco anos (em outubro) e depois em adultos dos 20 aos 29 anos (em novembro). Essa última faixa etária é a que tem mais casos confirmados de sarampo no Estado.
A pasta alerta que qualquer pessoa acima dos seis meses até 49 anos pode fazer a vacina do sarampo (tríplice viral) - se já não tiver feito - na Unidade Básica de Saúde mais próxima que conte com sala de vacina.
Cidades com casos de sarampo no RS
- Gravataí (33)
- Porto Alegre (23)
- Cachoeirinha (21)
- Sapucaia do Sul (7)
- Canoas (6)
- Alvorada (4)
- Tramandaí (3)
- Ijuí (2)
- Trindade do Sul (2)
- Dois Irmãos (1)
- Santo Antônio da Patrulha (1)
- Carlos Gomes (1)
- Viamão (1)