Todas as 34 pessoas resgatadas de Wuhan, na China, já partiram em direção ao Brasil, anunciou a Força Aérea Brasileira (FAB) na tarde desta sexta-feira (7). Ninguém apresentou resultado positivo para coronavírus em testes realizados no aeroporto da cidade chinesa.
Os voos se dirigirão agora a Ürümqi, última escala na China. Em seguida, devem parar em Varsóvia (Polônia), Las Palmas (Espanha), Fortaleza (CE) e, por último, em Anápolis (GO). A previsão de chegada a Goiás é meia-noite deste domingo (9).
No Twitter, a FAB publicou imagens da equipe médica do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE) medindo a temperatura dos passageiros como forma de triagem.
Os resgatados ficarão em quarentena de 18 dias no hotel de trânsito da Base Aérea de Anápolis. Eles terão quartos individuais, seis refeições diárias, televisão no quarto, internet e espaço de lazer e entretenimento. Em caso de suspeita de infecção, serão isolados e levados para outro setor da base aérea. Caso o quadro de saúde se agrave, eles serão transportados, em aeronave preparada, para o Hospital da Forças Armadas, em Brasília. A viagem ocorre após o grupo postar um vídeo na internet pedindo ajuda ao governo.
Além das 34 pessoas que estavam na China, entre brasileiros e familiares chineses, 24 pessoas da equipe de resgate também passarão pela quarentena: 12 pessoas da equipe médica da FAB, dois médicos do Ministério da Saúde, duas pessoas da equipe de imprensa - entre elas, um cinegrafista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - e oito tripulantes.