Uma mulher de 27 anos diagnosticada com coronavírus deu à luz um bebê saudável na província de Heilongjiang, na China, na última quinta-feira (30). Em entrevista coletiva organizada nesta segunda-feira (3), o hospital da cidade de Harbin confirmou o estado de saúde do bebê e da mãe, que permanecem estáveis.
Segundo o hospital, a mulher, que não teve a identidade revelada, estava na 38ª semana de gestação quando foi diagnosticada com o vírus. Assim que deu entrada no hospital, na quinta, os médicos decidiram submetê-la a uma cesárea de urgência, e o bebê nasceu no mesmo dia. A menina veio ao mundo pesando três quilos. Ela foi testada na quinta-feira e no domingo (2), e ambos os exames deram resultado negativo para o coronavírus.
Os médicos optaram por uma cirurgia de emergência porque o estado de saúde da mãe estava piorando e ela não poderia receber o tratamento contra a doença enquanto carregasse o bebê. De acordo com os médicos responsáveis pela cesárea, a cirurgia foi extremamente perigosa, já que a paciente estava com febre e tossia sem parar. Eles também temiam ser infectados durante o processo.
A mulher e o bebê vão permanecer em quarentena para observação.
O número total de mortes por epidemia de coronavírus na China aumentou para 361 no domingo, 57 a mais do que no dia anterior, informou a Comissão Nacional de Saúde. Segundo o relatório, 56 das novas mortes ocorreram na província de Hubei e uma no município de Chongqing. O número de novas infecções confirmadas na China aumentou 2.829 no domingo, elevando o total para 17.205. As Filipinas confirmaram, neste domingo, a primeira morte pelo novo coronavírus fora do país asiático.
* Com informações de agências.