Milhões de habitantes da China receberam a ordem nesta quarta-feira (5) de permanecer confinados em suas casas, em cidades com as ruas cercadas, enquanto as autoridades lutam contra a epidemia de coronavírus que já matou 490 pessoas.
A preocupação mundial aumenta, à medida que mais países registram casos que não foram importados da China. Dez pessoas tiveram resultado positivo para o vírus em um navio de cruzeiro que foi colocado em quarentena no Japão.
Com mais de 24 mil casos apenas na China, um número crescente de cidades adotou restrições nos últimos dias em áreas afastadas da província de Hubei (centro), o epicentro da doença, em uma tentativa desesperado de frear o coronavírus.
Quase 56 milhões de pessoas da província de Hubei, que tem a cidade de Wuhan como capital, estão praticamente confinadas desde a semana passada.
Em Hangzhou, a apenas 175 km de Xangai, barreiras verdes bloqueiam as ruas que levam à sede da gigante de tecnologia chinesa Alibaba, enquanto um avião de combate sobrevoa a região em círculos. Revendedores foram autorizados a entrar na zona para assegurar o abastecimento.
Alibaba fica em um dos três distritos nos quais 3 milhões de cidadãos passaram a viver sob condições rígidas esta semana: apenas uma pessoa por residência pode sair a cada dois dias para comprar artigos de primeira necessidade.
"Por favor não saiam! Não saiam!", afirma uma voz no sistema de alto-falantes, que também recomenda o uso de máscara, lavar as mãos regularmente e informar sobre a presença de qualquer pessoa procedente de Hubei, ante o temor de que os moradores desta província possam infectar outros.
O ambiente, no entanto, parecia relaxado e muitas pessoas estavam nas ruas.
Mais três cidades da província de Zhejiang — Taizhou, Wenzhou e partes de Ningbo — adotaram as mesmas medidas, o que afeta 18 milhões de pessoas. As autoridades anunciaram políticas similares em duas cidades na província mais ao nordeste da China, Heilongjiang, e em outras localidades ao longo da costa leste.
Na província de Henan, que tem limite com Hubei, um distrito da cidade de Zhumadian decidiu que apenas uma pessoa pode sair de casa a cada cinco dias.