O número de mortos em razão do surto de coronavírus na China subiu para 17 nesta quarta-feira (22) e o total de pessoas infectadas chega a 444. As informações são do portal G1.
A China está em alerta pelo avanço da doença e autoridades fazem apelos para que as pessoas não viajem para a cidade de Wuhan, uma megalópole de 11 milhões de pessoas na região central da China, onde surgiram os primeiros casos. Nesta semana, os chineses celebram o feriado do Ano Novo Lunar, o que leva milhões a se deslocarem pelo país.
Até o momento, Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan e Coreia do Sul informaram que já foram afetados pelo vírus, que provoca um tipo de pneumonia. Há casos suspeitos no México, em Hong Kong, nas Filipinas e na Austrália.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) se reúne em Genebra, na Suíça, e pode decretar emergência de saúde pública de interesse internacional.
O órgão utilizou essa denominação poucas vezes, como no caso do vírus H1N1 (2009), da epidemia do vírus Ebola (2014-2016) e do vírus da Zika (2016).
De acordo com o Ministério da Saúde, não há nenhum caso suspeito no Brasil.