Embora o Rio Grande do Sul ainda apareça como um dos Estados com maior incidência de câncer de pele, a educação dos gaúchos em relação ao uso do filtro solar dá sinais otimistas. Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) revelam que 53,33% da população daqui se expõe sem proteção, contra 63,05% dos brasileiros em geral.
— Está comprovado que as queimaduras solares estão associadas ao câncer de pele. Então, é importante que as pessoas se cuidem sempre desde o primeiro dia, que é quando estão com a pele mais clara e querem ficar bronzeadas mais rápido — explica Taciana Dal'Forno Dini, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio Grande do Sul (SBD-RS).
Quantidade de filtro solar importa
Tanto para evitar queimaduras quanto para prevenir o câncer de pele, a regra número um é a proteção. E isso não quer dizer aplicar apenas uma camada de filtro solar de qualquer jeito sobre a pele. Passar o produto corretamente é determinante para garantir a proteção adequada e sem prejuízos à saúde durante a exposição solar.
Pesquisas indicam que, no dia a dia, a quantidade de filtro solar aplicada corresponde a um terço do fator que consta no rótulo do produto, diz Taciana.
— Em geral, ao usar um filtro 60, a quantidade aplicada equivale a uma proteção de 20 — ilustra a médica.
A recomendação dos especialistas é a de seguir a regra da colher de chá do produto com fator de proteção 30, no mínimo: uma para o rosto, cabeça (em carecas) e orelhas, uma para cada braço e antebraço, duas para cada perna e duas para a frente e as costas do tronco.
Fora o filtro, é importante complementar a proteção com o uso de chapéu, óculos escuros, roupas com fator de proteção e guarda-sol com tecido reforçado. Evitar o sol entre as 10h e as 15h também é uma regra que deve ser respeitada pela população em geral.
Proteja-se
- Evite sol entre 10h e 15h
- Aplique filtro solar com, pelo menos, FPS 30
- Siga a regra da colher de chá
- Reaplique o produto a cada duas horas
- Se ficar imerso na água, após sair, seque-se e reaplique o produto
- Fique na sombra de guarda-sóis com tecido grosso
- Abuse de chapéus, óculos e roupas com fator de proteção