O Posto de Atendimento Médico (PAM) de Santiago, que completou um mês de funcionamento nesta semana, contabiliza 907 atendimentos realizados. O local foi criado para dar suporte imediato ao pronto-socorro do município, ao ofertar atendimentos de baixo risco à população em horários alternativos. Conforme a secretaria de Saúde, o tempo de espera dos pacientes - que quando eram atendidos no pronto-socorro chegava até quatros horas - passou a ser de cerca de 20 minutos na nova unidade.
Conforme o secretário de Saúde de Santiago, Eldrio Machado, o posto foi criado a partir de estudos realizados pela secretaria que comprovaram que a maioria dos atendimentos no pronto-socorro em horários de pico eram de baixo risco. Dessa forma, foi criado o setor específico para atender esses pacientes. O secretário explica que embora a capacidade do posto de atendimento seja para atender até 1,5 mil pacientes, o saldo do primeiro mês de funcionamento é positivo:
— De imediato a normalização do atendimento, a redução da fila de espera, a satisfação dos pacientes que ficavam muito tempo esperando. Às vezes uma pessoa com dor de cabeça ou até mesmo uma criança com febre ficava até quatro horas esperando e acabava desistindo. Isso agora não está acontecendo mais porque o pronto-socorro está atendendo os casos de extrema urgência como aquelas pessoas que chegam enfartadas, com algum corte ou que apresentem mais riscos. Já as situações de menor gravidade, foram para o posto de atendimento médico. Isso influencia na satisfação do atendimento e também na rotina dos profissionais que conseguem trabalhar com mais tranquilidade.
Machado destaca ainda que o pronto-socorro - que em meses de maior movimentação - chegou a fazer até 3,8 mil atendimentos, registrou em novembro - com o funcionamento da unidade para pacientes de baixo risco - menos de 2 mil.
O PAM funciona diariamente nos períodos que são considerados pela secretaria de Saúde como de maior procura pelos serviços: de segunda a sexta-feira das 17h30min às 22h e nos sábados, domingos e feriados das 16h às 22h. O posto fica nas dependências da Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Maria Alice Gomes.
O posto médico fica a cerca de 800 metros do pronto-socorro que funciona junto ao hospital de Santiago. A nova unidade conta com 16 profissionais – entre médicos, técnicos, enfermeiros e atendentes.