O município de Santiago conta, desde a última segunda-feira (11), com uma nova referência em saúde. É o Posto de Atendimento Médico (Pam) que foi criado para dar suporte imediato ao pronto-socorro do município, que já chegou a fazer uma média de 3,8 mil atendimentos mensais. O Pam oferece atendimentos de baixo risco à população em horários alternativos. A expectativa é atender até 1,5 mil pessoas por mês na nova unidade.
O Pam funciona diariamente nos períodos que são considerados pela secretaria de Saúde como de maior procura pelos serviços: de segunda a sexta-feira das 17h30min às 22h e nos sábados, domingos e feriados das 16h às 22h. O posto fica nas dependências da Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Maria Alice Gomes.
Conforme o secretário de Saúde de Santiago, Eldrio Machado, o posto foi criado a partir de estudos realizados pela secretaria que comprovaram que a maioria dos atendimentos no pronto-socorro em horários de pico eram de baixo risco:
— O pronto-socorro era a única porta de entrada para urgências e emergências em Santiago e ele estava em alguns horários, especialmente nos fins de tarde e noite, nos finais de semana e feriados, superlotados. Após um longo estudo, constatamos que nestes horários de pico, 70% das pessoas que procuravam atendimento no pronto-socorro eram de baixo risco. Então, por isso, criamos o posto de atendimento médico, como uma outra porta de acesso pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para dar suporte a essa demanda nestes horários específicos.
O posto médico fica a cerca de 800 metros do pronto-socorro que funciona junto ao hospital de Santiago. A nova unidade conta com 16 profissionais – entre médicos, técnicos, enfermeiros e atendentes.