Com o objetivo de evidenciar a odontologia como um problema de saúde pública, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Rio Grande do Sul criou uma campanha educacional, que será lançada nesta quinta-feira (28), por meio de uma exposição fotográfica. O evento será realizado das 18h30min às 21h, na sede do CRO (Rua Vasco da Gama, 720), em Porto Alegre.
A campanha, intitulada "Odontologia não é só dente. E dente não é só dente", visa fazer com que a sociedade compreenda a importância da saúde bucal no processo de saúde integral do indivíduo. De acordo com o presidente do CRO, Nelson Freitas Eguia, a ação foi pensada para chamar a atenção para um novo e moderno conceito de odontologia, no qual o profissional da saúde vê o paciente como um todo:
— Muito mais do que um atendimento da cavidade bucal, o dentista deve visualizar toda a saúde de um paciente. E todos os médicos, de todas as áreas, devem dar muita atenção à saúde bucal.
Eguia ressalta que um problema bucal avançado pode deixar o paciente frágil e suscetível a contrair outras doenças. Por isso, existe a necessidade de conscientizar a população sobre o tema:
— As pessoas devem ter consciência de que, por exemplo, um problema de gengiva pode causar um problema neurológico sério ou influenciar uma doença cardíaca. Uma pessoa não é uma boca isolada e não é um corpo sem boca.
Inicialmente, a campanha será realizada somente no Estado. Segundo o presidente, a ideia é expandi-la para outros conselhos, já que se trata de um assunto pulsante na odontologia. Além disso, o CRO pretende levar a exposição para as delegacias regionais em Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo e Caxias do Sul.
A mostra fotográfica é aberta ao público e permanecerá na Capital até 27 de dezembro. O horário de visitação, depois da inauguração, é das 9h às 17h30min, de segunda a sexta.