O Hospital Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre, inaugurou 33 novos leitos para atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nesta segunda-feira (21). O investimento da mantenedora da instituição foi de R$ 2,5 milhões.
A nova unidade é destinada para pacientes regulados pela Central de Leitos da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. O público acolhido deve ser transportado da Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar, na Zona Norte, além dos prontos atendimentos da Lomba do Pinheiro e Bom Jesus.
Com o acréscimo, o hospital conta agora com 440 leitos. A instituição é voltada para internações clínicas e cirúrgicas, dependência química, Unidade de Tratamento Intensivo e saúde prisional, destinando 100% dos atendimentos aos usuários do SUS.
A nova unidade começa a funcionar nesta terça-feira (22), com 45 novos profissionais para dar conta da demanda. De acordo com a administração, o Hospital Vila Nova faz cerca de 280 atendimentos por dia, totalizando mais de 15 mil internações por ano.
O diretor do hospital, Dirceu Dal Molin, destaca que a abertura de vagas torna mais ágil a liberação dos postos de saúde, já que a instituição é voltada para atendimentos de média complexidade.
— A novidade é que além de receber os pacientes mais cedo, começando o tratamento antes, liberamos vagas nos postos. O Vila Nova (hospital) está fazendo também o transporte de pacientes desde março. Na sexta passada, uma pessoa que estava com apendicite deu entrada no posto da Bom Jesus às 20h30min. Uma hora e meia depois, já estava aqui operado — disse.
Planos de expansão
Segundo o hospital, as instalações contam com equipamentos modernos e a verba para ampliação dos serviços é remanescente do contrato de prestação de serviços com a prefeitura. Em 2016 e 2018, o hospital também inaugurou 33 vagas em cada ano. Nos próximos dois anos, outros 66 leitos devem ser abertos.
O plano da Associação Hospitalar Vila Nova é ampliar ainda mais o serviço de UTI. O objetivo é dobrar as atuais 20 vagas. Para isso, a instituição está em reunião com a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, na tentativa de conseguir recursos de emendas parlamentares.