Uma operação do Ministério Público (MP) deflagrada nesta quinta-feira (10) acendeu o alerta aos consumidores, já que foram encontradas amostras de arroz com insetos, fezes de rato e larvas de traças na investigação. Em mandados cumpridos em Cerro Branco, por exemplo, foram encontrados porcos e galinhas em meio a arroz armazenado para ser envasado, em total desconformidade com as exigências legais.
A Resolução RDC nº 14, de 28 de março de 2014, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabelece limites de tolerância de matérias estranhas macroscópicas e microscópicas em alimentos e bebidas. Segundo a nutricionista Luciana Meneghetti, especialista em segurança de alimentos, há sujidades (como são chamadas tecnicamente as impurezas que podem ou não estar presentes em certo tipo de alimento) cuja presença deve ser totalmente nula.
Fraude no arroz
Conheça os riscos de alimentos contaminados à saúde e que cuidados tomar na hora da compra
Investigação do Ministério Público (MP) encontrou amostras de arroz com insetos, fezes de rato e larvas de traças. Especialista explica os perigos do consumo e dá dicas para escolher produtos seguros
Taís Seibt
Enviar email