A Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre, lançou um comunicado oficial na tarde desta quinta-feira (26) informando que os serviços de atendimento pediátrico de emergência do Hospital da Criança Santo Antônio estão sendo realizados normalmente.
A entidade, porém, alerta que, devido a obras de modernização das áreas de internação do Sistema Único de Saúde (SUS) do hospital, haverá a regulação dos atendimentos no setor de emergência. Quando isso ocorrer, a Santa Casa divulgará aos usuários com antecedência.
Confira o comunicado oficial na íntegra:
"Em função de notícias surgidas na imprensa nas últimas horas, a Santa Casa vem a público informar que os serviços de atendimento pediátrico de emergência do Hospital da Criança Santo Antônio estão sendo feitos normalmente, tanto para pacientes SUS quanto para particulares e convênios, não havendo qualquer descontinuidade dos mesmos.
No entanto, cabe informar que em breve serão iniciadas obras de modernização nas áreas de internação SUS do hospital, cujos projetos de engenharia e licitações, em tramitação desde 2017, foram recentemente aprovados pela Caixa Econômica Federal, compreendendo um investimento na ordem de R$ 10.641.000.
As obras de modernização e reformas serão exclusivamente em áreas destinadas ao SUS. Além dos ambulatórios, no 5º andar serão remodeladas as áreas de internação – leitos de múltiplas especialidades SUS e, no 6º andar, a internação cardiológica, oncológica e outras especialidades. Já no 4º pavimento, as obras serão na UTI e em áreas de internação de outras especialidades. O tempo estimado de execução das obras é de 24 meses.
Para que todas estas obras sejam efetivadas, mantendo-se o hospital em pleno funcionamento no curso das mesmas, será necessário regular o acesso ao setor de emergência SUS do hospital, eis que serão priorizados leitos de internação para pacientes graves de alta complexidade, não disponíveis em outras unidades de saúde. Daí a necessidade de se manter a emergência SUS aberta unicamente para casos referenciados pela Rede de Saúde do Município, região metropolitana e de outros hospitais, tudo previamente acordado.
Quando da efetividade deste fluxo, que será em breve, haverá comunicado público a todos os usuários e demais interessados."