O Ministério da Agricultura proibiu a venda de seis marcas de azeite de oliva no Brasil – nenhuma delas disponível no Rio Grande do Sul. Para quem sempre fica preocupado ou em dúvida sobre qual escolher na hora das compras, ouvimos especialistas na área para buscar o que se pode prestar atenção para obter um produto de maior qualidade.
Veja, a seguir, algumas dicas elaboradas por Rita Bassi, presidente da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (Oliva), e Antonia Cunha, nutricionista e professora da Faculdade Senac de Porto Alegre:
Embalagem
- Escolha azeites de oliva com embalagem escura e de vidro: assim, o líquido fica mais protegido contra a luz, que pode fazer com que produto oxide. Evite sempre garrafa de plástico.
- Prefira azeite de oliva que tenha sido produzido e embalado no mesmo país. Um produto feito no Chile e embalado no Brasil, por exemplo, corre maior risco de adulteração.
Preço
- Duvide de um azeite com valor muito abaixo das marcas concorrentes. A produção tem um custo, que é repassado ao consumidor.
Pesquisa
- Fique de olho na fiscalização de órgãos como o Ministério da Agricultura, que regulam a produção do azeite.
Data de fabricação
- Azeites produzidos há muito tempo podem ficar rançosos.
Outras dicas na hora de escolher
Prateleira do súper
- Pegue os azeites do fundo da prateleira: assim, o produto fica armazenado longe da iluminação.
Pureza
- Escolha o azeite de oliva puro: evite o consumo daqueles que são misturados a outros azeites ou óleos (sobretudo o de soja). No rótulo, estes recebem o nome de “azeite de oliva composto”.
Classificação
- O azeite de oliva é classificado conforme seu nível de acidez, o que é indicado na embalagem. O virgem tem acidez menor ou igual a 2% e o extravirgem, acidez de até 0,8%. Mas lembre-se: a acidez não influencia na qualidade do azeite, é apenas uma informação sobre a classificação.
Consumo fora de casa
- Evite consumir azeite em restaurantes cuja embalagem é artesanal (um vidro sem a marca, por exemplo). Para economizar, o local pode colocar azeite composto em vez de azeite extravirgem.