A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou oficialmente o vício em jogos de videogame como um distúrbio. No último sábado (25), a organização confirmou a nova versão de sua Classificação Internacional de Doenças (CID - 11), da qual o "gaming disorder", como é chamado, faz parte e é classificado como uma doença moderna.
No ano passado, a OMS já havia adicionado o problema à listagem de doenças modernas. Na assembleia realizada no sábado, ocorreu a validação da nova versão da lista de doenças.
Segundo a OMS, pode ser classificado como distúrbio todos aqueles que são causados por "uso de substâncias ou comportamentos viciantes". Sendo assim, o problema pertence à mesma lista em que estão inseridos problemas como o alcoolismo e o vício em apostas.
"A decisão sobre a inclusão do transtorno de jogo na CID-11 baseia-se em revisões das evidências disponíveis e reflete um consenso de especialistas de diferentes disciplinas e regiões geográficas envolvidas no processo de consultas técnicas realizadas pela OMS", explica a organização.