A sexta-feira (31) marca uma data especial para uma das instituições hospitalares mais tradicionais do Estado: o Hospital Divina Providência (HDP) comemora 50 anos de fundação. Conforme o diretor técnico-médico, Willian Dalprá, a entidade trabalha com estratégia de linhas de cuidado, especialmente em relação à cardiologia, neurologia e cirurgia bariátrica. Isso, destaca, transforma o HDP em uma das referências no país em cirurgias desse tipo.
— Em nosso DNA, está a linha materno infantil, que traz a este mundo, aproximadamente, 300 bebês mensalmente. Sempre com a premissa de garantir a segurança e respeitar o protagonismo materno de escolher a forma do nascimento. Temos, em Porto Alegre, entre os hospitais privados, a maior taxa de nascimentos por parto natural — diz Dalprá.
O local onde a instituição está instalada, no bairro Cascata, em Porto Alegre, foi doado às irmãs da Divina Providência por Dom Vicente Scherer, em 1961. O foco seria voltado ao atendimento à população carente. Em 1969, o HDP foi inaugurado.
De olho no futuro, a administração do hospital planeja voltar suas atenções aos idosos — grupo que, em 2030, deve representar 20% da população brasileira. Os planos foram apresentados nesta quinta-feira (30) pelo diretor executivo do HDP, Ricardo Minotto, que também mencionou o aumento dos leitos no ambiente de tratamento intensivo — tanto na UTI para adultos (a qual, em 2019, ganhará 12 novos leitos e chegará a 40 em dois anos), quanto na unidade neonatal.