O prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano da Rocha, no bairro Santa Marta, região oeste de Santa Maria, estará pronto para uso e será entregue neste sábado (15). O local estava desocupado para reformas desde 2015 e, ao longo deste período, ficou abandonado e sofreu depredações. Enquanto isso, os atendimentos aos pacientes da região foram feitos em um ginásio, com estrutura improvisada, emprestado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Os atendimentos no prédio recuperado terão início na próxima segunda-feira (17).
Para viabilizar a recuperação e início dos atendimentos no prédio, a prefeitura firmou um termo de colaboração com a Universidade Franciscana (UFN). O valor total da obra foi de mais de R$ 960 mil. A parceria tem como objetivo a realização de programas, atividades e projetos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão na unidade. De acordo com a secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte, a previsão é que no local sejam feitos cerca de 1 mil atendimentos mensais.
Conforme a prefeitura, o novo espaço tem área de 400 metros quadrados e conta com 20 salas e três banheiros. Atuarão no local três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, três médicos clínico geral, um pediatra, dois agentes administrativos, uma recepcionista, nove agentes comunitários de saúde, um auxiliar de limpeza e uma dentista.
Do lado da Universidade Franciscana serão três professores e 12 alunos do curso de fisioterapia, um professor e seis alunos do curso de nutrição além de mais alunos do curso de odontologia que iniciarão as atividades a partir de março.