A Santa Casa de Pelotas reabrirá o setor da maternidade até o começo de dezembro. A confirmação ocorreu nesta quinta-feira (22), em reunião do Conselho Municipal de Saúde.
O setor está fechado desde agosto deste ano por conta da grave crise financeira que passa a instituição, ocasionada pelo atraso no repasse de verbas do governo estadual. Com o fechamento do setor, todos os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo realizados no Hospital Universitário São Francisco de Paula, também em Pelotas. Em média, 150 partos por mês eram realizados na Santa Casa.
A proposta da prefeitura prevê um repasse extra mensal de R$ 150 mil para a Santa Casa para viabilizar que o serviço seja retomado com a máxima urgência. A previsão é de que a maternidade reabra até o dia 1º de dezembro, com 19 leitos de obstetrícia. Para o setor de traumatologia, irá ocorrer um repasse extra de R$ 170 mil, para manter aberto à comunidade o serviço de emergência em traumatologia e de cirurgias eletivas na área.
Na área de setor clinico, a Santa Casa se comprometeu a disponibilizar 20 leitos de enfermaria até o final de novembro. Até agora, foram disponibilizados 18 e a expectativa do hospital é de que esse número chegue a 30.