Parte dos novos profissionais inscritos no edital do programa Mais Médicos lançado na semana passada pelo governo federal começarão a atuar ainda nesta semana no Rio Grande do Sul, conforme previsão da Secretaria Estadual da Saúde. Há interessados inscritos para as 630 vagas para municípios gaúchos, segundo a pasta. De acordo com o Diretor do Departamento de Ações em Saúde, Elson Farias, alguns profissionais já estão se apresentando nas prefeituras para entregar a documentação. No entanto, ainda não foram divulgados os municípios que estão recebendo os primeiros profissionais.
Os médicos chamados devem procurar a Secretaria da Saúde do município. Em seguida, o gestor em saúde da cidade verifica, aprova e inclui todos os documentos no sistema do Ministério da Saúde. Estando tudo certo, o profissional está apto a trabalhar.
Pela internet, o profissional consegue verificar em quais municípios há vagas disponíveis e confirmar o interesse. O cronograma do governo federal prevê que os médicos se apresentem no máximo até o dia 14 de dezembro.
No dia 18 de dezembro, o Ministério da Saúde promete publicar a lista com todos os nomes dos médicos que estão atuando e também as homologações.
O médico tem que ser formado no Brasil. Em casos da graduação ter sido feita no Exterior, é preciso que o diploma tenha a revalidação do Ministério da Educação. Eles recebem uma bolsa formação no valor de R$ 11,8 mil por mês e ajuda de custo inicial para moradia e deslocamentos.
Inicialmente, cada profissional trabalha 32 horas semanais nas unidades básicas de saúde. Outras oito horas são reservadas para realização de cursos, sendo a maioria por aulas online.
Em todo o país, 97,2% das vagas do novo edital do Mais Médicos já foram preenchidas, conforme o Ministério da Saúde. Até o meio-dia desta segunda-feira (26), 8.278 profissionais haviam se cadastrado.