A tecnologia tem sido uma aliada no controle dos nossos hábitos e do nosso estado de saúde. Assim como o aplicativo que serve como anticoncepcional, há também a ferramenta que pode ajudar a identificar um infarto. As informações são da revista Exame.
Uma pesquisa realizada por cientistas do Instituto do Coração Intermountain Medical mostra que o aplicativo – chamado Kardia – é quase tão eficiente quanto um eletrocardiograma (ECG).
Durante a apresentação da pesquisa, realizada em um encontro da Associação Americana do Coração em Chicago, nos Estados Unidos, os pesquisadores mostraram os resultados de eletrocardiogramas padrão — de 12 derivações — realizados com 204 pessoas que apresentavam dor no peito e outro feito por meio do aplicativo. Ao comparar os resultados dos dois métodos, perceberam que a precisão foi a mesma.
Os pesquisadores explicam que infarto do miocárdio é um tipo grave de ataque cardíaco, em que a artéria responsável por fornecer oxigênio e sangue e que, quanto mais cedo for identificado, melhores são as chances de recuperação. Por este motivo, consideram a descoberta importante, já que possibilita as chances de que uma vida seja salva.
— Descobrimos que o aplicativo ajuda a diagnosticar um infarto de forma muito efetiva e ele não indica presença do infarto quando não estiver acontecendo — afirmou J. Brent Muhlestein, autor da pesquisa.
O aplicativo, que vem acompanhado de um acessório em que o paciente deve colocar os dedos para que informações sejam enviadas ao celular, está disponível no site da AliveCor por US$ 99 mais frete.