Iniciou nesta quarta-feira (17) o período de seis meses no qual o Pronto Atendimento 24 horas de Caxias do Sul fica fechado para reformas de ampliação. Ao longo desse prazo, servidores do município estão posicionados em frente à unidade de saúde prestando informações à comunidade que busca o PA para consultas e atendimentos de urgência e emergência.
Na manhã desta quarta-feira, a maior procura foi de pacientes que se dirigiram ao local para a verificação de exames que estavam na fila de agendamento do SUS. A Central de Exames é o único setor do Pronto Atendimento que permaneceu em atividade e realiza normalmente exames de raio-x, de sangue e ecografias.
São 12 servidores que se revezam em turnos de quatro e seis horas informando a população que busca o Postão. No dois turnos de quatro horas entre as 0h e as 8h, duas pessoas realizam esse serviço. Das 8h até as 20h são dois períodos de seis horas com três servidores cada um, em virtude da demanda maior por atendimento. Outros dois servidores ficam no local entre 22h e 0h. A Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito ficam permanentemente presentes.
Eventuais casos de urgência que forem identificados pela equipe são encaminhados para uma ambulância do Samu localizada junto ao PA, que faz o atendimento e o transporte até os hospitais da região, como o Pompéia ou Geral.
Saiba mais
- Consultas e atendimentos odontológicos podem ser realizados nas 49 UBSs do município, que abrem das 7h30 às 16h30. Nos postos de saúde de referência, nos bairros Esplanada, Desvio Rizzo, Diamantino e Vila Ipê, o horário é estendido, das 7h30 às 21h.
- Pacientes que buscam atendimento na UPA da Zona Norte podem utilizar a linha de ônibus criada especialmente para este fim em frente ao Postão. O horário de funcionamento é das 6h30 às 23h10. O valor da passagem, no entanto, é o mesmo da linha tarifária normal, de R$3,95.
- Outras informações podem ser obtidas na Ouvidoria da Secretaria da Saúde, através do telefone 3290-4446 (das 8h às 16h30), ou pelo número divulgado especialmente para informações relativas ao fechamento do Postão, 9 8447-5580.