O Instituto de Cardiologia do Hospital Pompéia (INCARDIO), de Caxias do Sul, conta com um novo aparelho de hemodinâmica. O GE Innova modelo 530 é utilizado para realizar exames cardiovasculares, neurológicos e vasculares. O equipamento será utilizado para atender pacientes do SUS e da rede particular. O investimento no equipamento e na reforma necessária para a instalação custou R$ 2 milhões.
A coordenadora administrativa do Instituto de Diagnósticos do Hospital Pompéia, Natália Galvão Oliveira, diz que a projeção é também aumentar o número de pacientes atendidos. Antes, eram de 200 a 250 por mês. Com o novo aparelho, ela avalia que esse número pode dobrar, dependendo da demanda. Isso porque o novo equipamento permite a retomada dos exames vasculares e de neurologia, que estavam parados com o anterior devido a um problema em uma peça.
Além disso, ela diz que o novo aparelho é mais moderno com capacidade para limitar contrastes e doses de radiação. Outros pontos são o fornecimento imagens de alta resolução e maior rapidez na realização do exame.
A maioria das doenças cardiovasculares, como infarto, angina e arritmia, é diagnosticada e tratada no setor de hemodinâmica. Isso também ocorre com doenças dos vasos sanguíneos, como obstruções, tromboses, aneurismas e isquemias, e doenças dos vasos cerebrais, como as malformações vasculares, aneurismas intracranianos e trombose de seios venosos.