O Instituto do Câncer do Hospital Pompéia (Incan) de Caxias do Sul inaugurou nesta sexta-feira (9) três novos consultórios oncológicos e uma sala de espera com capacidade para 55 pessoas sentadas.
A ampliação da estrutura foi executada com R$ 155 mil oriundos de uma campanha, lançada em dezembro, que arrecadou recursos com entidades empresariais e seus associados e com doações por telefone e boletos bancários.
O Incan tem um fluxo de pessoas diário de 200 a 250 pessoas, por ser referência oncológica regional para pacientes do SUS e convênios. Antes os pacientes que vinham para consultas e para a quimioterapia ficavam na mesma sala e agora terão espaços diferentes. Com isso, será possível ampliar atendimentos.
"Poderemos ampliar o número de consultas em até 120 por dia, quase o dobro do que se atendia antes", destaca Mariângela Moschen, coordenadora do Incan.
Atualmente, o Pompéia tem cerca de 1500 pacientes em tratamento, 900 deles fazendo quimioterapia. A média é de 50 novos tratamentos por mês.