A escala completa de pediatras no Postão 24 horas de Caxias do Sul deverá ser normalizada neste fim de semana, após mais de dois meses com períodos de atendimento parcial. Desde o segundo fim de semana de maio, praticamente todos os fins de semana tiveram escala incompleta e ausência de pediatras em períodos de plantão. Com isso, toda a demanda se concentrava na UPA Zona Norte.
Conforme a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul, apenas um especialista está em férias na primeira quinzena deste mês. Na segunda metade de julho, segundo a pasta, 10 dos 33 pediatras do município estavam de férias e outros quatro em licença, seja maternidade ou para tratamento de saúde. Agora, não há nenhum profissional em licença programada.
Com esse quadro, conforme a assessoria de imprensa da Secretaria, o atendimento pediátrico no Postão 24 horas deve ser restabelecido por completo já a partir desta sexta (3), a menos que ocorra alguma licença imprevista.
A prefeitura atribui a falta de pediatras no quadro a aposentadorias e dificuldade de encontrar profissionais no mercado que desejem trabalhar no município, por conta da defasagem salarial. A administração municipal chegou a propor um plantão pediátrico centralizado em Caxias, a ser operado por uma instituição selecionada por meio de edital, a exemplo da UPA Zona Norte, mas a proposta foi rejeitada pelo Conselho Municipal da Saúde no dia 24 de julho. Na mesma sessão, o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) propôs medidas de curto e médio prazo, entre elas um mutirão de profissionais com pagamento de horas extras, plantões mistos de pediatras e clínicos no Postão, e deslocamento de servidores em funções administrativas para o atendimento.