Mais de 530 mil doses de vacinas contra a pólio e contra o sarampo foram aplicadas até o último sábado (18) no Rio Grande do Sul. O número representa metade do público-alvo, de crianças de um ano a menores de cinco anos. A Secretaria Estadual da Saúde estima que somente no sábado, Dia D de mobilização, 250 mil doses foram aplicadas nos 1,8 mil postos de vacinação no Estado. A campanha prossegue até o dia 31 deste mês e a meta é chegar a 95% de cobertura das crianças nesta faixa etária.
A região com os melhores números da campanha são os municípios da região de Frederico Westphalen. As 26 cidades que compõem a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) já passaram dos 70% de cobertura nas duas vacinas.
Já os 66 municípios da Região Metropolitana apresentam as médias de coberturas mais baixas, com menos de 50% da meta atingida, segundo registrado no sistema de informações da Secretaria Estadual da Saúde.
As vacinas utilizadas são a oral da poliomielite (VOP) e a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Esta também é uma oportunidade para que as crianças atualizem a vacinação de rotina.
A da pólio está disponível durante o ano todo nos postos e é indicada para crianças menores de um ano de idade em três doses: a primeira aos dois meses, seguidas de outras duas, aos quatro e seis meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos quatro anos.
Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral, indicada no calendário básico quando a criança completa um ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral, acrescida da catapora. O sarampo não era registrado no país desde 2015. Contudo, somente neste ano, são 16 casos confirmados no Rio Grande do Sul.