Na próxima segunda-feira (18), estará em Santa Maria um representante do Ministério da Saúde para uma reunião em que serão apresentados os resultados da primeira etapa de investigação do surto de toxoplasmose no município. O boletim atualizado com o número de casos confirmados da doença, que estava previsto para ser divulgado nesta sexta-feira (15), foi transferido para a próxima segunda.
De acordo com a assessoria da prefeitura de Santa Maria, após a reunião, os dados da investigação serão divulgados para a imprensa.
O trabalho dos técnicos do governo federal no município foi concluído nesta semana. Em entrevista à RBS TV Brasília, o coordenador de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Renato Alves, disse que ainda será necessário analisar os dados coletados durante o trabalho de campo.
— O nosso desejo é que tivéssemos a investigação que facilmente chegasse numa fonte de infecção clara, mas a gente sabe pela experiência de campo que isso é muito difícil de acontecer. Uma transmissão da toxoplasmose pode ser por via alimentar, pode ser hídrica. Então, tentar identificar essas variáveis é um trabalho complexo. A expectativa é que na segunda-feira não exista a fonte de infecção propriamente dita. Mas exista o trabalho terminado de coleta de dados. E vai ter ainda todo um trabalho da análise de dados depois que será feito com base nessas informações que a equipe coletou — disse o coordenador à RBS TV.
O último boletim divulgado pelo município e Estado, no dia 8, apontou 510 casos confirmados da doença em Santa Maria. Dos 41 bairros da cidade, 38 são atingidos pela toxoplasmose.
Análises da água
Na semana passada, mais amostras de água foram encaminhadas para análise. Quatro amostras são de açudes, duas de poços artesianos, e uma de uma vertente de água. Também foram colhidas amostras de lodo dos reservatórios de água e mais duas coletas de reservatórios em locais com casos confirmados. Os resultados são esperados para a próxima semana.