O número de casos de toxoplasmose em Santa Maria, na região central do Estado, subiu para 352. O novo balanço foi divulgado pelo governo do Estado e pela prefeitura nesta sexta-feira (18). Entre as vítimas confirmadas, estão 27 gestantes. O documento ainda confirma dois óbitos fetais em decorrência da toxoplasmose.
Santa Maria contabiliza 1.011 casos notificados da doença. É o maior surto de toxoplasmose no Rio Grande do Sul em número de pessoas infectadas.
Até o momento, foram registrados dois casos de óbitos fetais, em mulheres com 36 e 28 semanas de gestação. Há ainda um caso de aborto em uma gestante infectada que ainda está sendo analisado se foi em decorrência da doença.
Confira organograma divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde:
O surto na cidade foi confirmado em abril, e as ocorrências de pessoas afetadas vêm aumentando. Em uma semana, o número de casos confirmados passou de 271 para 352. Em relação ao último boletim divulgado, houve redução no número de casos sob investigação, de 230 para 198.
Nesta sexta-feira, um ambulatório específico para atendimento de casos oftalmológicos em decorrência da toxomplasmose começou a funcionar no Hospital Casa de Saúde — os atendimentos são prestados pelo Instituto de Oftalmologia do Hospital São Roque, de Faxinal do Soturno, na Região Central.