Sete foco do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus foram encontrado em Caxias dos Sul neste ano. O caso mais recente foi no bairro São Caetano. As larvas do Aedes aegypti foram encontradas pela Vigilância Ambiental na sucata de um veículo, na última quarta-feira (04), durante uma inspeção realizada na região.
Do total de focos localizados neste ano em Caxias, cinco foram no bairro Planalto e um no Pioneiro. Nesta mesma época do ano passado, haviam sido identificados 11 focos do mosquito, de um total de 15 criadouros encontrados em 2017.
Nos próximos dias, a Vigilância Ambiental realizará inspeções nas residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais e industriais localizados em um raio de 200 a 300 metros a partir do foco identificado nesta semana.
Conforme a médica veterinária da Vigilância Ambiental, Delvair Fátima Zortéa da Silva, atualmente é realizado um trabalho de monitoramento em pontos estratégicos da cidade que possam abrigar focos do mosquito da dengue, como ferros-velhos e banheiros públicos. Além disso, também são realizadas vistorias de residências em bairros onde focos do mosquito já foram identificados em anos anteriores.
Suspeitas de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti podem ser informados por meio do telefone 156. Em caso de dúvidas sobre a identidade do animal, as larvas encontradas podem ser encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima para confirmação.