O absorvente interno não deve ser usado por mais de oito horas seguidas, devido ao risco de choque tóxico ocasionado pela bactéria Staphylococcus aureus, alertaram pesquisadores e médicos nesta terça-feira (23).
"Troque o absorvente interno a cada quatro ou oito horas e evite usá-lo durante a noite. Utilize o absorvente interno apenas durante parte do dia", escreveram em um estudo publicado pela Agência de Saúde Pública da França.
A agência analisou cinco casos ocorridos em 2013 e 2016 na França. As pacientes, com idade entre 12 e 21 anos, tiveram que ser "hospitalizadas e reanimadas", segundo os autores do estudo. "A investigação apontou um mau uso desses absorventes", acrescentaram.
Quatro delas usaram absorventes internos por mais de oito horas durante a noite e uma delas antes do início da menstruação. "A lavagem das mãos antes e depois da introdução do absorvente foi variável de acordo com os casos".
O choque tóxico devido ao estafilococos menstrual continua a ser uma "condição rara", com cerca de vinte casos por ano na França. Envolve febre, erupções cutâneas, pressão arterial baixa e outros sintomas potencialmente graves (digestivas, musculares, renais).