Há mais de um ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cachoeira do Sul, na Região Central, atua apenas com uma ambulância. Isso porque um dos veículos usados para os atendimentos está estragado - com problemas no motor e estrutura. A Secretaria Municipal de Saúde disse ao GaúchaZH que ainda não há prazo para o conserto. Conforme o titular da pasta, Roger Gomes da Rosa, quando a gestão atual assumiu, em 2017, o veículo já estava sem funcionamento. Ainda no ano passado, uma licitação foi aberta para viabilizar o reparo do veículo, mas nenhuma empresa se interessou no processo.
Agora, de acordo com o secretário, outra licitação deve ser aberta, ainda neste mês, para contratar a empresa que fará o conserto do veículo. O problema se agravou no último fim de semana, porque a única ambulância do SAMU que estava em funcionamento no município apresentou problemas mecânicos e foi levada para a oficina.
Nesta segunda-feira (15), a cidade chegou a ficar sem o serviço durante a manhã, mas a prefeitura adaptou uma ambulância do município para fazer os atendimentos. O conserto do veículo, que já está na oficina, deve ficar pronto nesta quarta-feira (17). Ele afirmou que há previsão de chegada de uma nova ambulância, obtida por meio de emenda parlamentar, para a próxima semana.