Um estudo feito com pacientes da Santa Casa de Porto Alegre e do Hospital São Lucas da PUCRS testou o uso da tomografia computadorizada de ultra-baixa dose para identificar câncer de pulmão em pacientes com doença coronariana. Um dos objetivos foi verificar a presença ou não de lesões pulmonares naqueles com problemas no coração.
Radiologista do Pavilhão Pereira Filho, da Santa Casa, Bruno Hochhegger explica que todos os pacientes estudados já faziam exames para avaliar a saúde do coração. Logo, os pesquisadores estenderam a área analisada também para os dois pulmões:
— O trabalho nos leva a seguinte pergunta: pode a doença coronariana aumentar a incidência de câncer? Esta resposta possivelmente está em um fator de risco comum que é o tabagismo, mas o estudo do sinergismo destas duas patologias merece maior estudo — diz Hochhegger, acrescentando que a pesquisa mostra a importância da avaliação pulmonar de pacientes com risco de doença coronariana.
O estudo foi realizado com 175 pessoas e durou três anos. Nesse período, foram identificados seis pacientes com câncer de pulmão, número que na avaliação do especialista é relativamente alto. A pesquisa foi publicada recentemente no periódico Lung Cancer Journal.