Levar sorrisos e "espalhar a mensagem do bem para os humanos" foi a missão desta quinta-feira (9) dos artistas do espetáculo Korvatunturi, de Gramado. Com maquiagens e figurino impecáveis, o grupo encantou os pacientes do Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre. A ação foi encabeçada pela marca de calçados Ortopé.
Atraídas pela música que a caixa de som portátil emanava pelo corredor, crianças do sétimo andar foram convidadas a deixarem seus quartos. Das portas, com celulares em punho, elas registravam a passagem dos visitantes. Guilherme Hedler, 11 anos, foi um dos internados que ficou curioso com a movimentação. Um pouco mais afastado do seu leito, ele chamou a atenção de um dos personagens, que se aproximou, travou uma "conversa" e deixou de lembrança uma pena retirada da fantasia. Mesmo escondido atrás de uma máscara hospitalar, o sorriso do menino ficou evidente.
— Achei legal — definiu o pequeno, que está internado desde o dia 25 de outubro para tratamento contra leucemia.
Quando questionado sobre o bate-papo com o ator, fantasiado de pássaro, ele confessou:
— Não entendi nada o que ele disse! — referindo-se à linguagem diferente do personagem, que veio mundo mágico de Korvatunturi.
Sem timidez alguma, Eduarda Lopes Zortea, 8 anos, deixou os brinquedos da sala onde estava e partiu para o corredor logo que avistou o grupo. Depois de cheirar uma flor, parte do figurino, e largar um "cheirosa", a menina não hesitou em parar ao lado da personagem e seguir seu ritmo dançando. Como é cardiopata, a criança precisou ser internada na última segunda-feira para realizar uma cirurgia na boca.
Além dos pacientes, a manhã de fantasia também caiu nas graças de Lorena Reginato, 13 anos. A criadora do Careca TV, canal no YouTube que nasceu com a ideia de mostrar a rotina da luta contra o câncer, gostou do que viu:
— Se eu fosse uma criança, ia adorar esse dia, achei muito legal. É muito lindo ver várias pessoas se ajudarem. No hospital, se tenta deixar o ambiente divertido, mas acaba não sendo. Aí quando vem esse pessoal para alegrar, fica-se mais disposto.
Foi a oitava edição do Dia da Felicidade promovido pela empresa calçadista de Sapiranga.
— Nosso grande objetivo é plantar a semente do bem, fazer as pessoas serem mais felizes. São as crianças que nos inspiram — destacou o gerente de marketing da marca, Fábio Schmitz.