A Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte (UPA) completa um mês de atendimento nesta sexta-feira (20). De acordo com a Secretaria da Saúde, foram 5.317 atendimentos neste período, uma média de 190 por dia, sendo que a capacidade é de atender mais de 350 pessoas por dia. Com isso, a redução foi de 13% na movimentação do Postão 24 Horas, que tinha uma média de 419 atendimentos por dia e agora está em 366. A projeção de redução, no entanto, é chegar a 30% nos próximos meses.
Segundo a diretora-executiva da Secretaria da Saúde, Ana Paula Fonseca, a redução de 13% na demanda do Postão é considerada um bom número para o primeiro mês de atendimento da UPA por ser um serviço novo, por ainda haver pessoas que acreditam que a nova UPA só atende a moradores da Zona Norte ou mesmo porque algumas pessoas preferem o Postão pela localização central.
A reportagem esteve na UPA da Zona Norte entre 14h e 15h da quarta-feira (18) e conversou com pacientes. Entre os que elogiaram o atendimento, a agilidade e a estrutura foram mencionadas. Houve também queixas de pacientes que foram orientados a buscar exames e medicamentos nos postos de saúde e em outros locais.
A diretora da secretaria de Saúde diz, que por ser a primeira experiência de pronto-atendimento com gestão compartilhada, já eram previstos ajustes. Na inauguração, o raio x não conseguia ser visualizado no consultório da UPA da Zona Norte, mas Ana Paula destaca que o problema já foi solucionado.
Ela também disse que teve reunião nesta semana com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), empresa contratada para administrar a UPA, que informou à secretaria que a questão trabalhista dos funcionários foi regularizada.