O Pronto-Socorro (PS) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), no centro do Estado, está pela segunda vez no mês de setembro com o quadro de superlotação. Com capacidade para 42 pacientes, a unidade tem 78 pessoas internadas nesta terça-feira (26) – sendo 23 delas em leitos e outras 19 em macas. Há 21 macas improvisadas no corredor do pronto-socorro e outros 15 pacientes acomodados na sala de emergência.
Ainda neste mês, a unidade esteve superlotada no último dia 5, quando havia 75 pacientes, até então o maior número do ano. A situação é vista com preocupação pelo chefe de Gestão de Cuidados do hospital, Salvador Penteado:
_ Parece que cada vez o cenário é mais aterrorizante. É algo indescritível. E o que mais espanta é que, enquanto isso, temos um hospital pronto há mais de um ano e que segue fechado e sem nunca ter atendido ninguém _ disse ele, em referência ao Hospital Regional de Santa Maria, que foi entregue pelo governo do Estado em 19 de setembro de 2016.
Leia mais:
PS de hospital público de Santa Maria atinge novo quadro de superlotação em 2017
Pronto-Socorro de hospital público de Santa Maria passou 5 meses de 2017 superlotado
A direção do Husm já comunicou a situação à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e às prefeituras da região. Com mais essa superlotação, desses nove meses do ano, em oito deles o pronto-socorro esteve superlotado. O hospital recebe pacientes referendados de Santa Maria e de 44 municípios gaúchos. Em 2016, o PS do Husm fechou 12 vezes em decorrência da superlotação.