O Pronto-Socorro (PS) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) está, mais uma vez, com quadro de superlotação. Ao todo, o local está com 75 pacientes, onde a capacidade limite é de 42 – sendo 23 deles em leitos e outros 19 em macas. Mas, desde a manhã de segunda-feira (4), há outras 33 macas improvisadas no corredor do pronto-socorro.
O quadro de superlotação vem desde segunda e se mantém na manhã desta terça-feira. Ainda na segunda-feira, o Hospital Universitário de Santa Maria comunicou a situação à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) , ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e às prefeituras da região.
Com mais essa superlotação, desses nove meses do ano, em oito deles, o PS esteve superlotado. O hospital recebe pacientes referendados de Santa Maria e de mais 40 municípios da região. Em 2016, o PS do Husm fechou 12 vezes em decorrência da superlotação.
No Pronto-Socorro, são prestados atendimentos nas áreas da traumatologia, oncologia, entre outras demandas. Apenas no PS mais de 50 profissionais – entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros profissionais – prestam atendimento à população.