Na primeira semana de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, em Caxias do Sul, atendeu a cerca de 200 pessoas por dia. O número representa em média 60% da capacidade da UPA, preparada para receber até 350 pacientes diariamente. No total, foram 1.433 atendimentos entre o dia 21, um dia após a inauguração oficial, e a última quarta-feira (27).
A Secretaria da Saúde espera que o aumento da demanda ocorra gradativamente. A expectativa de diminuição na procura pelo postão 24 horas em 30% ainda não se confirmou. A diretora executiva da pasta, Ana Paula Grando Fonseca, diz que o período de funcionamento da UPA ainda é considerado curto para que isso ocorra. No postão, são cerca de 400 atendimentos realizados diariamente.
Leia mais
Médicos da UPA Zona Norte, em Caxias, foram contratados de forma irregular, diz MTE
População aprova atendimento na primeira semana de funcionamento da UPA Zona Norte, em Caxias
A UPA prevê que três clínicos gerais fiquem disponíveis para atendimento 24 horas por dia. Conforme o diretor técnico da Unidade, Walter Porto, o número de médicos disponíveis foi menor em alguns momentos nesta semana. O motivo, segundo ele, é o fato de que parte dos profissionais ainda está se adequando por conta de outros compromissos profissionais que tinha. A diretora executiva da Secretaria da Saúde avaliou que essa situação é comum no início das operações, mas salienta que isso não pode se tornar crônico.
Sobre a falta de medicamentos apontada pelo Sindicato dos Médicos, Ana Paula disse que foram falhas iniciais já resolvidas e que a UPA está abastecida agora.