Os números divulgados na manhã desta sexta-feira (22) pela Secretaria Estadual da Saúde indicam redução nas mortes por gripe A no Rio Grande do Sul. Nesta semana foram registrados dois óbitos. Na semana passada quatro pessoas morreram pelo vírus.
Segundo o secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo, a circulação do vírus, que começou antes do previsto, agora começa a diminuir. Além disso, como a população de risco foi vacinada, os casos tendem a cair ainda mais.
Gabardo alerta, no entanto, que as pessoas devem ficar muito atentas à gripe comum. Nesta semana, foram registradas 10 mortes por este tipo de gripe no Estado.
"O vírus começou a circular muito cedo e agora está deixando de circular mais cedo. É bom ressaltar que as pessoas costumam se preocupar só com a gripe A, mas esquecem da gripe comum. É preciso evitar aglomerações, lavar bem as mãos, ter os cuidados ao expirar, enfim. Manter os cuidados básicos", explicou o secretário.
Do começo do ano até agora foram registrados 1.133 casos de gripe A, com 178 mortes. A Região Metropolitana concentra o maior número de casos, seguido da região da Serra e das Missões. O município com o maior número de casos confirmados é Porto Alegre. Depois da capital, Canoas apresenta o maior número de casos.
Em relação aos casos de gripe comum, ocorreram do começo do ano até agora 401 mortes.